Carol Duarte falou da cena icônica em que Ivana revela à família ser transexual, exibida no capítulo de terça-feira (29) de “A Força do Querer”. A atriz disse como vê o momento de virada da personagem e a importância de levar o tema a milhões de lares brasileiros todas as noites.

“A Força do Querer” entra para a história da TV

Ela diz como enxerga esse momento da Ivana. “Algo foi embora e algo vai ressurgir, mas é a mesma pessoa. É uma mistura, a Ivana já não consegue mais continuar nessa vida. Algo vai morrendo, ou já morreu. Parece que a Ivana está dizendo: ‘estou me despedindo disso porque não dá mais'”.

A atriz lembra o quanto foi difícil para Ivana contar para a mãe, Joyce (Maria Fernanda Cândido), que a criou para ser capa de revistas. “A mãe tem as expectativas dela, chora com ela, é uma relação muito forte de mãe e filha. De certa forma para a Joyce é uma grande decepção, e é muito triste para um filho ver que a mãe tem tanta decepção assim”.

Carol tem consciência de que faz parte de um momento histórico da TV brasileira, e elogia a autora, Glória Perez. “A Glória é muito corajosa, muito admirável. Fico muito honrada de estar fazendo a Ivana, ela abre discussão na casa das pessoas. É muito importante, que as pessoas vejam, saibam sobre, porque a nossa sociedade maltrata muito quem passa por isso”

E como foi cortar o cabelo? “Me veio uma memória de um garoto entre os vários trans que conversei, que falou que um dos momentos mais felizes foi quando cortou o cabelo. Na nossa sociedade o cabelo comprido é tido como feminino”, observa.

A atriz dará para a mãe uma recordação. “Peguei um cachinho porque a minha mãe é muito sentida com meu cabelo. para dar a ela. Eu nunca tive cabelo curtinho assim, é muito representativo para mim. Vou descobrir outro tripo de feminino”.

Dia todo gravando

Juliana Paiva, que vive Simone, prima de Ivana, também contou como foram as gravações. “Foi uma cena de fortes emoções, e a única que sabia de tudo era a Simone pois elas são muito unidas, quase irmã. Cada palavra dita pela Ivana a Simone estava sentindo. Falar dessa cena também mexe comigo”, admite.

“Foi o dia inteiro de gravação, de choradeira. A gente estava muito entrosado, muito dentro do que viemos fazer. Simone é a a personagem de maior importância social que já fiz”, diz Juliana, que estourou em “Malhação” em 2012.

Carol Duarte diz o que espera que aconteça com seu trabalho. “Quero que o público sinta o que sentimos aqui hoje e possa compreender um pouco como é a trajetória da pessoa que vive esses conflitos todos”.